04/04/2008

La Bretagne...

Essa semana fui ao passeio, visitei o oeste da Fança, a região chamada Bretanha. Fiquei em uma cidade extremamente simpática, Lorient. Os habitantes da região têm essa fama: "os bretões são simpáticos", é o que se diz pela França. Eu não tenho nada a acrescentar. São incivelmente simpáticos e tranquilos, de fato. Dois dias calmos, muita caminhada, vendo muitas coisas bonitas e sendo muito bem tratada a cada contato.



Esse é o Port de Plaisance, para particulares. Bastante interessante. Andei demais por aqui, o dia estava bonito, temperatura amena e pouco sol.

Aqui eu vi uma coisa completamente inédita para mim, que não tenho muito contato com as "coisas do mar". Vi como eles tiram um veleiro do mar. Fiquei muito impressionada e enquanto as pessoas trabalhavam (porque não é uma operação muito simples), em plena quarta-feira nada turística, eu tirava um milhão de fotos do que eles faziam. Eu era uma atração para tão interessante quanto eles para mim. Mas não tive vergonha e mandei bala na fotografia. Escolhi as duas fotos para mostrar aqui...

Nesse primeiro dia eu ainda vi um antigo farol, coisa que também nunca tinha visto. Esse foi construído em 1744.
Sobre a arquitetura da cidade eu não tenho muito para contar. Geralmente, as cidades francesas têm belos centros históricos, muitos prédios em pedra, muitas catedrais, por aí vai... Lorient foi completamente destruída durante a segunda guerra. Não sobrou nadinha de nada. Então toda a arquitetura é da década de 50... o que para mim é uma coisa muita triste e feia, é uma cidade de caixotes... mas eu sou ignorante nesse assunto, é apenas uma impressão. Contudo, não gostei mesmo. Nã encontrei nenhum charme na cidade fora dos portos e cais.

Depois de andar muitas horas vendo essas coisas que mostrei, a grandeza natural da paisagem... e também outras coisas mais simples, reparando na vida da cidade, nas pessoas, eu não tinha mais pernas e voltei para o hotel, para me preparar para um jantar com o grupo do congresso do qual o Sylvain participava. Restaurante elegante, comida elaborada (para mim quase "incomível") mas que nos deixa com fome logo após o jantar... Infelizmente não tenho foto da entrada com gosto de pêssego com queijo de cabra... muito chic, que eu tive que empurrar para a garganta sorrindo...

Para terminar, eu vou deixar algumas imagens da vista do Port de Plaisance...

3 comentários:

Helena Miranda disse...

Não fiquei irritada, pelo contrário... ri d+... é a nossa cara!!! Quanta tristeza...

Helena Miranda disse...

Lindas fotos...
Estou de volta!!!!!!!!!
Beijos

Paula disse...

que bom que está de volta, achei que estivesse morta... hehehhe
bj