20/10/2008

Nunca tinha pensado nos albinos...

Vocês conhecem a Associação de Albinos da Tanzânia? Sim, ela existe. Não foi o começo de uma piadinha ruim. Muito pelo contrário. Essa é a introdução de um assunto sério que beira o absurdo, mas de grande valia para lembrar da imensidão de coisas das quais eu não faço a mínima idéia e da necessidade de apreender, sempre, a diversidade do mundo.

Antes de dar os fatos completos, uma indagação justa seria: como assim uma associação de albinos? Eles não são um grupo político, não existe uma ideologia albina, não são uma "raça" (se é que isso existe), não são vizinhos lutando pelo interesse de seu bairro, não são uma categoria profissional. Albinismo é uma condição genética, portanto, na minha cabeça limitada, a existência de tal associação faz tanto sentido quanto pensar em uma Associação dos Calvos do Brasil.

Isso começa a fazer mais sentido com a manchete Albinos na Tanzânia pedem proteção contra mortes para rituais, na Folha (leia).

Não que eu seja uma pessoa completamente ingênua, mas isso foi demais para mim, demorei algum tempo tentando entender (dentro do mundo como eu vejo e vivo, esse foi o problema) como algo dessa ordem "ainda" acontece... que bobinha. Foi aí que encontrei um blog muito interessante, chamado Antropocoiso (conheça!), que trata do contexto cultural dessa questão (o que não foi nem ensaiado na matéria da BBC Brasil, infelizmente). Continuo boquiaberta, mas entendendo um pouco melhor, sempre um bom exercício...

3 comentários:

Miriam disse...

Perigosos são os terrenos úmidos e as mentes secas, não combinam bem...
bjs

Paula disse...

verdade...

Dr. Albee disse...

Olá, tenho um blog que luta por visibilidade e políticas públicas para albinos. Se quiser visitar e divulgar, agradeço
http://www.albinoincoerente.com/
Obrigado
Roberto