12/03/2008

25.634.978.416.588.465 PECADOS

Os leitores religiosos que me perdoem, tenho todo o respeito que posso por quem faz a escolha de seguir uma religião, acreditar num ser supremo e assim por diante. Mas eu preciso perguntar:

Que conversa é essa de pecado? E de novos pecados?

Os 7 já não tinham muito cabimento, mas como a gente (digo o leigo, claro) não sabe bem quem foi o primeiro esperto que começou a falar disso, muito menos quem foi o primeiro bobo que engoliu e, por parecer razoável classificar a ira, por exemplo, como comportamento indesejável, não se pensava muito neles. Mas eu não consigo, de fato, entender essa nova e desesperada listinha de novos pecados - adaptada à "realidade da globalização" - dessa indigníssima instituição.

Realidade, para começar, deveria estar muito longe do discurso de qualquer pessoa que escuta a palavra "papa" e é capaz de achar algum sentido ou fazer qualquer ligação. Quando eu leio "papa", isso poderia ser qualquer coisa, até uma marca de biscoitos (seria até mais interessante no mundo globalizado).

Agora "deus" vai nos punir pelo que já nos punia e também:

Violações "bioéticas", como controle de natalidade;
Experimentos moralmente dúbios com células-troco;
Poluição do ambiente;
Agravamento da injustiça social;
Riqueza excessiva;
Geração de pobreza;
Uso de drogas.

"Monsenhor" Gianfranco Girotti (entrevistado por L'Osservatore Romano) nos deixou um grande elemento para reflexão quando afirmou que "A droga enfraquece a psique e obscura a inteligência, deixando muitos jovens fora do circuito da igreja". Eu diria que este senhor encontrou as melhores palavras possíveis para definir uma outra coisa, a ação da igreja. Essa sim, enfraquece a psique e obscura a inteligência. Só para que conste, não estou fazendo uma defesa da droga, é algo terrível, tão terrível quando a igreja ou a "bispa" Sônia, ou o câncer de cólon do post anterior...

Eu vou continuar depois, tem um montão de desaforos que eu preciso proferir ainda! Talvez um post para cada novo pecado... vou pensar.


6 comentários:

Unknown disse...

Poxa, eu tinha escrito um verdadeiro artigo... dei bobeira e apaguei sem copiar, não consegui colocar de novo. Agora tô com preguiça de escrever outra vez. Mais tarde escrevo, pois ainda tenho que me manifestar sobre esse assunto.

Sylvain disse...

ah, que pena! vou ficar esperando!
bj

Paula disse...

eu nao vi que estava logado o do Sylvain, mas fui eu que fiz o comentário anterior... bj

Helena Miranda disse...

Ai ai... quantos pecados vc cometeu em um texto só!!! Vai arder no fogo do Inferno, mocinha!kkkkkkk
Eu tenho mais pecados a acrescentar: votar no PT, chamar alguém de "cumpanheiro", comer picanha bem passada, deixar queimar uma fornada de pão-de-queijo...
ah, tenho váááárias sugestões. Posso continuar depois?! Agora estou correndo!!! rs
Beijocas

Miriam disse...

Riqueza excessiva é pecado?????
Que bom, pois assim a Igreja pode começar a fazer uma grande doação de seus bens, assim contribuirão para que sejam cometidos em menor quantidade os outros pecados. Poderão por exemplo:
- Cuidar das crianças (já que não haverá controle de natalidade)
- incentivar pesquisas com outras células que não as tronco
- ajudar em projetos para despoluir o ambiente
- diminuição da pobreza
- tratamento a usuários de droga
Sensacional!!!!!
bjs

Paula disse...

Olha só ! Como eu tenho a visão limitada...
Fui tomada pela ira e não pude perceber essa maravilhosa intenção da igreja.
Todos os problemas serão resolvidos agora...

hehehe
bj