20/02/2008

Marcel Pagnol

Tudo que achei na internet sobre ele, em português, foi um pequeno "Marcel Pagnol (28 de fevereiro de 1895, em Aubagne, França - 18 de abril de 1974, em Paris, França) foi um escritor, dramaturgo e cineasta francês".

Seguido de algumas citações, sempre irritantes, que fazem todo grande escritor parecer um palestrante pilantra da área de auto-ajuda, que fala "seje" e "teje".

Não sei se foi traduzido, estou procurando e espero mesmo encontrar, para poder indicar para todo mundo que eu conheço. Nesses tempo de loucura é bom ter contato com a delicadeza. Foi bom para mim.

Ontem (19/02), vi uma adaptação do seu Le Château de ma mère, que faz parte dos seus Souvenirs d'enfance. Já tinha visto La Gloire de mon père. Lerei as duas obras e depois outras duas que "fecham" suas memórias...

Estou encantada e não vejo a hora de começar essa leitura. O filme foi bem fiel e narrado em off, o que deu uma amostra deliciosa da força narrativa. Me emocionei muito. Gostaria que minha mãe pudesse ler isso. Talvez traduza para ela, de um jeito bem amador e em um ano... não sei se ela merece uma "tradução paulanista", mas vou pensar no caso.

As boas histórias de família são impagáveis. A família, as amizades e os pequenos amores da infância idealizados têm a força de falar de todos nós... é universal, atemporal... é doce demais.

Me lembrou Drummond, tão grande...

Infância

Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
Lia histórias de Robison Crusoé,
Comprida história que não acaba mais.
No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu a
Ninar nos longes da senzala_ e nunca se esqueceu chamava para o café.
...
Minha mãe ficava sentada cosendo
Olhando para mim:
_Psiu...Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro...que fundo!

Lá longe meu pai campeava
No mato sem fim da fazenda.

E eu não sabia que minha história
Era mais bonita que a de Robison Crusoé.

6 comentários:

Unknown disse...

hummmm, você tem mais que dois leitores, além de seu marido e de sua mãe, você conta com os cliques assíduos de sua irmã!! Bem que eu gostaria de ter respondido à enquete... assim sua porcentagem de mães aumentaria hehehe.
Mas sabe, as vezes, percebo certo descontamento em alguns posts nesse blog (mentira, isso é só a introdução da piada sem graça que pretendo fazer hihi) "seje" mais otimista, não "deixa" que uma "perca" qualquer na sua vida te tire o bom humor e "teje" pronta para perceber o mundo que te cerca hahahahahahahha.
Proponho um post!!!! para ajudar aí quando a criatividade falhar. Faça um post desse tipo de palavras ou frases com essas palavras, como "teje". Vai ser engraçado pesquisar e relembrar as atrocidades que costumam cometer com o pobre português...
Estou no aguardo.
Beijos e Saudades :*

Miriam disse...

Não que eu "teje" com inveja, mas também "quero estar dando" minha opinião.....heeheheheheheh!
"Com certeza, a nível de" opinião a minha é muito importante.Isso "num" quer dizer que eu "seje" uma pessoa presunçosa, mas acho importante eu "poder estar dando tudo de si" neste blog.
"Vou estar te mandando" mil beijões
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mamãe

Paula disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

que sem noção!!! Eu não tenho esse talento... mas a idéia é boa!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O importante "é eu se diverti" escrevendo tudo isso, a "menas" que vocês "tenha" alguma coisa contra. É noix!!!!

Paula disse...

depos é a mamãe que tem a mente pouco sadia...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk